Além da Comunicação Interna

A Comunicação Interna é essencial para qualquer programa ou campanha de Endomarketing. Porém, o Endomarketing vai muito além. Vamos entender o porquê.

Podemos considerar que o Endomarketing trabalha com um conjunto de ações e ferramentas que buscam atingir o público interno de uma empresa, visando o bem-estar no ambiente de trabalho, identificação com a marca, produtos e companhia, para que haja uma fidelização do empregado com a empresa.

Para Philip Kotler, as empresas entendem que, a partir do momento em que seus funcionários são comprometidos com a empresa, que gostam do que fazem e onde estão, da relação entre eles e a empresa, que são “fiéis” à marca, naturalmente, seu desempenho e produtividade aumentará e, assim, haverá um impacto positivo no cliente/ consumidor.

Como se trata de uma relação social entre empresa-colaborador, percebemos que existem vários “pontos de contato” nessa relação, entre os quais podemos citar:

• Liderança; • Estrutura da empresa; • Benefícios oferecidos; • Status da ‘marca/ companhia’; • Segurança/ estabilidade; • Atividades/ satisfação com o trabalho; • Expectativas; • Colegas de equipe; • Setores/ integração; • Família.

Assim como em qualquer outro tipo de relacionamento, manter uma relação saudável entre empresa e funcionário requer cuidado e atenção em vários aspectos.

Num exemplo prático, não adianta comunicar bem, fazer promoções e dar brindes aos funcionários se a empresa não oferece uma estrutura de trabalho adequada ao colaborador (mesas, cadeiras, computadores, programas, internet, treinamento, etc). E é nessa linha de pensamento que a The Lamberhurst Corporation aparece.

Os profissionais da consultoria inglesa The Lamberhurst Corporation desenvolveram um conceito chamado Roda de Engajamento dos Empregados, o qual demonstra vários aspetos que influenciam diretamente no engajamento de um funcionário.

Vejam a imagem abaixo:

Como podemos observar, para engajar verdadeiramente um funcionário, o empregador (ou os responsáveis pelo Endomarketing) precisa atuar em diversos pontos e setores (entre eles a Comunica Interna) pois, num cenário ideal, todos os pontos de contato entre empresa e colaborador têm sua expectativa atendida.

Sem dúvida alguma, ‘completar’ esta roda é um trabalho complexo e de resultados a longo prazo. E, muitas vezes, inviável de acordo com momento e estrutura da empresa. Porem, mais do que nunca, para nós, profissionais de Endomarketing, a atenção, análise e atuação holística da relação colaborador-empresa deve ser cada vez maior.

Então, fica a nós o desafio de implementar programas de Endomarketing inovadores, que possam ir muito além da Comunicação Interna.

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